As paredes formadas por drywall são sistemas de construção a seco que incluem perfis de aço galvanizado, chapas de gesso adequadas para cada tipo de aplicação e em conformidade com as normas técnicas mais exigentes.
São Constituídas por placas de gesso, pré fabricadas, parafusadas em estrutura metálica leve, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final. Como um sistema de construção interna, as divisórias em gesso acartonado podem ser utilizadas em diversos tipos de ambientes, inclusive em alguns mais específicos como aqueles mais propicíos à umidade e a risco de incêndio.
Há placas de gesso específicas para cada caso. As placas de Drywall podem receber também variados revestimentos, que vão desde pintura a aplicação de azulejos, por exemplo. Obviamente, que a espessura da placa e dos perfis, bem como sua distribuição, determinam também a resistência do material quando aplicado certos tipos de revestimentos. Os fabricantes possuem fichas técnicas em que descrevem os usos adequados para cada caso.
Construção em alvenaria desperdiça muito material, não é mesmo? Nas construções em drywall isso não acontece. O desperdício não passa de 5% contra 25% dos sistemas tradicionais e os resíduos podem ser reciclados.
A precisão maior na hora de construir as estruturas, além de evitar a compra de material excedente, evita também o acúmulo de entulho. Economia na hora da compra e do descarte. Dois instaladores são capazes de produzir cerca de 30m² de drywall em apenas um dia. Em duas horas a parede está pronta para receber o acabamento. Você economiza cerca de 30% a 50% comparada a construção em alvenaria.
Segundo a Associação Brasileira do Drywall, levantar paredes utilizando chapas de gesso acartonado chega a ser até 5 vezes mais rápido em comparação ao uso da alvenaria tradicional. Logo, todo o serviço estará pronto em menor tempo. Outro dado importante é que você terá o mínimo de desperdício de material. Em uma construção de alvenaria comum, o desperdício chega a ser de 25%. O uso da placa de gesso evita compras excedentes e esse número cai para 5% e o que sobra ainda pode ser reciclado. Isso significa que com o ganho de tempo e redução do desperdício você reduz os custos da sua obra.
Entre os principais benefícios do drywall temos a sua alta resistência. O sistema de gesso acartonado é utilizado em diversos climas, seja úmido ou seco, em regiões com frio ou calor intenso. Ainda falando da resistência, existem placas, como a Performa, que suportam diretamente até 50 quilos e são 50% mais resistentes em relação aos impactos do dia a dia. Dessa forma, em uma mesma divisória, você pode fixar prateleiras, televisores e até ar-condicionados em um lado, além de quadros, espelhos e objetos de decoração no outro. Caso deseje embutir mármore ou granito, basta instalar um reforço no interior da placa.
Caso você ainda não saiba, o drywall é o sistema construtivo que atende às exigências da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, no que se refere ao conforto e isolamento acústico. Uma parede de gesso acartonado possui desempenho acústico maior que uma estrutura de alvenaria maciça, isso pode ser um diferencial muito especial em ambientes corporativos ou então na hora de descansar em casa.
Outro benefício do drywall é a sua versatilidade, já que ele pode ser usado de várias formas nos mais diferentes ambientes internos. Em especial, para o projetista e para o proprietário do imóvel, essa flexibilidade dá total liberdade para criar os mais modernos e incríveis layouts. O melhor é saber que por mais arrojado que seja o projeto, todo o trabalho será realizado de forma fácil, além do serviço ser limpo e rápido.
A manutenção de um teto, revestimento ou parede de gesso, é simples e rápida. Em superfícies pintadas, por exemplo, basta usar uma esponja macia, umedecida com água e detergente neutro. As estruturas de drywall possibilitam que no seu interior passem as instalações hidráulicas e elétricas. Caso elas precisem de reparos, basta fazer um recorte na chapa, ou seja, não há necessidade de quebrar paredes, como na alvenaria tradicional.
Já falamos sobre os 5 benefícios do drywall, mas não podemos deixar de citar a sustentabilidade como uma vantagem extra. O sistema de construção a seco permite a realização de obras com o uso de menos recursos naturais, como a água e a energia elétrica, amplamente utilizadas em obras de alvenaria.Além disso, o desperdício de materiais é quase nulo, podendo ser feita a reciclagem do material e todos os componentes, desde a estrutura até as placas de gesso, além de serem feitos sem substâncias nocivas ao meio ambiente.
Divisórias de drywall têm acabamento perfeito, sem irregularidades, além do isolamento acústico. Por exemplo, uma parede de 10 cm de espessura apresenta a mesma performance de bloqueio sonoro de uma parede de alvenaria, com 15 cm de espessura.